#MoverFashion: Desfile Laboratorial UNIDERP; Art Intervenção – Genivaldo Amorim stylist Luiz Gugliatto.

Domingo (22/10). Infelizmente já é o último dia. Eu sinto falta de me sentir perto da moda e esse evento foi o mais perto que consegui chegar de uma moda conceitual, de um desfile embasado na arte. Aproveitei muito esses três dias de Mover Fashion, pois durante os talk shows aprendi sobre moda e comunicação com o público. Interessante, não acha? E sim, a moda é uma forma de se comunicar, até fiz um post sobre isso lá no comecinho do blog!!

Nesse último dia estive presente no desfile laboratorial da UNIDERP e na Art Intervenção do Genivaldo Amorim em parceria com o stylist Luiz Gugliatto.

Durante o laboratório da UNIDERP me surpreendi com poucos estilistas… Não sei se porque falta singularidade, uma identidade, ou um tipo de segurança que a própria faculdade deveria garantir para o aluno. Poucas peças tiveram um acabamento legal, um caimento interessante ou um design caprichado. Eu sei que para desenvolver peças com um bom tecido, com um corte bem feito e com um caimento perfeito exige um estudo muito aguçado e investimentos pesados. Em meio a tantos estilistas, me surpreendi com um que desenvolveu vestidos de festa. Suas peças possuíam movimento, presença e um visual de qualidade, sabe?! Amei… Não consegui tirar fotos, só gravei uns vídeos belíssimos, mas infelizmente não consigo postar aqui no wordpress 😦

Estou me perguntando se minhas críticas foram duras, se acabei pegando pesado no gatilho…. Mas cheguei a conclusão que não, pois meu objetivo é ser construtiva, é mostrar a minha opinião através do meu blog afim de ajudar. Acho que isso que me da tanta liberdade, saber que essa página é minha e ter autonomia para postar meus textos opinativos. Estava lá, vi muitos modelos de roupas e percebi que eles precisam ser aperfeiçoados… não existe nenhum equívoco aqui, certo?!

 “Bicho de corpo mole, mas de pele boa”

O corpo, que atravessa grande parte da produção de Genivaldo Amorim, se manifesta nas mais diversas linguagens como desenho, pintura, escultura e instalações. Em “bicho de corpo mole, mas de pele boa”, o corpo atinge a camada da pele, de suas utilidades, das suas formas e visualidades e que através da pele vermelha sugere infinitas camadas significativas da cor: sangue? Amor? Violência?

Para além das camadas do significado, a pele do bicho se “presentifica” diante de um incomodo ético do artista com o universo da arte. Ao final de cada exposição, as peles vermelhas feitas de tecido são reconstruídas em objetos e roupas para o uso cotidiano na tentativa de torná-la mais acessível ao público. Fugindo de um utilitarismo, a pele boa ganha um ressignificado que faz o objeto artístico circular fora de circuito estabelecido e fechado da arte, rompendo com o espaço expositivo e com a dicotomia expectador-objeto. Se o corpo do bicho era mole, agora com a pele boa ela se sustenta.


Allan Yzumizawa

Fiquei sem palavras quando o desfile de Art intervenção começou. As peças falavam por si só… a pele do bicho de corpo mole parecia transmitir uma certa agitação aos meus olhos, não sei, senti algo diferente. Amei a disposição das peças, o desenho e afins. Fiquei completamente encantada!!!! Acho que essas camadas significativas ficaram embaralhadas na minha mente e foi isso que me fez ficar com essa sensação de agitação/confusão mental… Uma hipótese e tanto, não?! Aplaudi em pé… Mas roupas com uma carga signicativa tão grande, aliadas à um styling incrível não têm erro, não é mesmo?! Fiquei muito emocionada com o conceito e tenho certeza que esse foi o desfile certo para fechar o evento com chave de platina!

img_5778

img_5755

img_5810

Só peço que a próxima temporada seja tão boa ou até melhor que essa!!! Espero que você tenha se deliciado com esse evento, assim como me deliciei, e que tenha gostado da cobertura que fiz aqui no blog…. ❤

Beijos e abraços, Lu.

6 comentários em “#MoverFashion: Desfile Laboratorial UNIDERP; Art Intervenção – Genivaldo Amorim stylist Luiz Gugliatto.

  1. Ei Lu!
    Muito legal a experiência…
    Sobre vídeos no wordpress, também não consigo postar, a alternativa que uso é postar no meu canal no Youtube e colar o link no post daqui, assim aparece o frame do vídeo e rola tranquilo 😉 Fiz isso, inclusive, no meu post mais recente no Verba Volant.
    Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s