Uma vida construída pelo marketing

Segunda-feira (25/09). Estou muito feliz com a vida que vivo, mas sempre me pergunto como seria se tivesse uma vida nível ‘influencer famosa’ rs. Creio que este seja um pensamento de qualquer pessoa que navega pela internet… Ah, aposto que pelo menos uma vez você já pensou nisso!!

A publicidade ganhou seu espaço há muito tempo e, agora, mais do que nunca, ela tem utilizado pessoas que possuem estabilidade no número de seguidores com a finalidade de alicerçar marcas e consolidar nomes. Tenho certeza que hoje os maiores e mais bem sucedidos negócios são aqueles cujo as blogueiras estão associadas. Elas tem poder de fala, de audiência e principalmente de influência, por isso o nome influencer, não é?! Sempre tento fugir desse fenômeno de ser influenciada nas redes sociais, mas quando me dou conta, já estou querendo aquela bolsa que vi no stories, aquela calça ÚNICA, que a maioria deles faz, pelo menos por um momento, você pensar que só você a terá… e depois de um tempo já me pego entrando no perfil de cada um e curtindo fotos, vídeos e etc. É uma maneira de vender uma vida e juro que já parei para pensar na veracidade de uma assim… Você está constantemente maquiada, com sorriso no rosto, roupas belíssimas e sempre com tudo que há de mais novo no mercado, sua vida não é mais uma vida, é um objeto comercializável. Já pensou nisso?!

Quando imagino as famosas do Instagram, juro que me vem um filme (amor por contrato) que assisti há anos e me marcou muito. A sinopse dele é a seguinte:

Nesse filme uma grande empresa especializada em marketing invisível, leva uma pseudo família perfeita para uma pequena cidade, onde muitas pessoas tinham dinheiro, mas não eram tão consumistas como tinham o potencial de ser.
A missão da família era de ganhar popularidade entre os habitantes e serem admirados ao ponto de se tornarem referencial do que todos deveriam ter para serem tão legais quanto eles!
Sendo assim, eles ganhavam credibilidade e tudo que eles usavam ganhava visibilidade e relevância, tornando fácil inserir novos produtos no mercado local e iniciar um boca a boca mais eficaz que milhares de comerciais!

Retirado de Vitamina publicitária

Vai me dizer que não lembrou daquele momento que você queria ter a vida que te mostram pelas redes sociais? Muitos feeds são construídos para vender e conseguem. Cores, fotos, formas e objetos de que conversam entre si são formas de deixa-los mais atrativos, e vários tutoriais de “como deixar seu feed mais bonito” já foram feitos para que os internautas pudessem colocar a técnica em prática. Após a montagem, o feed fica mais atraente, chamativo e super agradável aos olhos, pois tudo combina e faz sentido… ótima jogada de marketing.

Acho que existem prós e contras ao ter uma vida assim/ser espectadora dela, pois você não separa mais a verdade da ilusão, sabe?! O fato de ver se aquilo que é apresentado é só uma estratégia de marketing ou uma vida real torna-se impossível, e as consequências disso podem ser catastróficas dependendo do público-alvo. Consumismo, depressão e outras doenças psicológicas e psiquiátricas são os principais efeitos colaterais desse jogo. Por isso afirmo que é importantíssimo o aviso de publicidade diante de uma propaganda. Não é saudável para o público uma propaganda invisível, entende? Creio que você consumidor entende e compreende!!

Impressionante como conseguimos ser pegos de forma tão sútil, né!? Quando menos esperamos já estamos navegando na internet e desejando algo que nos está sendo exposto… Difícil deixar de cair nas nuances da Publicidade, não acha?

 

Beijos e abraços, Lu.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s