O erro de esperar demais do outro

Você já percebeu que pelos menos em algum momento da vida vai achar uma pessoa em que o sentimento não será reciproco? Minha vida sempre foi recheada delas, mas se chegam a ser apenas passageiras ‘ok’, o problema é quando você se envolve e entra em uma via  de mão única.

Durante o colégio, meus laços de amizades sempre foram muito frágeis e o sentimento de falta de preocupação sempre foi constante quando o assunto era receber apoio das pessoas que estavam a minha volta. Sou muito sentimental e estava passando por situações difíceis durante o Ensino Médio. Como disse em posts passados, minha melhor amiga tinha saído do colégio e passei a me sentir sozinha, o que era péssimo em um ambiente que eu considerava hostil, pelo menos a escola era. Quando o ano foi acabando, vi às minhas relações se esvaindo. Uma das minhas melhores amigas sumiu da minha vida, e eu precisava muito dela. A outra (no total, tinha 3) continuou ali, mas devido a vários acontecimentos fomos nos afastando. É muito difícil, e ao mesmo tempo frustrante, perceber o quão frágil são maioria dos laços que fazemos, pelos menos foi assim para mim na transição entre o meu E.M e a faculdade. Todas as pessoas que eu tinha cultivado durante o meu colegial sumiram, e sabe o pior? Eu não estava ligando. Fui para a universidade e criei novos laços, sempre neste ciclo.

Durante a universidade creio que semeamos contatos mais sólidos. Por exemplo, você nunca escutou que geralmente achamos um amor na faculdade? Eu ainda não achei o meu, mas espero que o dia esteja próximo. Criei dentro da facul amizades que posso afirmar que serão para a via toda, por mais que não tenham anos de duração.

Para realizar esta pauta, reuni uns amigos e entramos em um consenso de que amizade de mão única é um sinônimo de tóxica. Creio que parte da culpa de todo o sofrimento que você e eu passamos é nossa. Um amigo que estava durante a reunião falou que relações assim são frustrantes justamente pela falta de reciprocidade, e eu concordo, mas quem disse que é preciso sempre esperar algo em troca? Armamos uma emboscada e somos fisgados por ela. É claro que a culpa não é só minha ou sua, pois se não existisse alguém disposto à explorar nossos sentimentos, não teríamos passado ou estaríamos passando por este abuso psicológico.

Um exemplo vivido por uma pessoa próxima é que ela era apaixonada por uma alguém X, e este sabia. Esta relação durou 2 anos. A pessoa próxima escutou todo este tempo sobre pessoas que o alguém x queria ficar, tristezas, entre muitos outros sentimentos, ou seja, foi uma época de manipulação para benefícios próprios (do alguém x).

Hoje eu vejo que amizade é muito mais do que chamar de amigo. Meu erro foi sempre considerar muito uma pessoa e acreditar que esta sentia o mesmo, o erro de esperar mais do outro. Tenho amigas que apesar da distância, o sentimento é o mesmo, as conversas são constantes e o afeto só cresce. Para mim amizade se resume à manutenção das relações, empatia, conexão (que vai além da corporal) e respeito. Não cometa o erro de colocar expectativas em vínculos, pois nem sempre todos tem a mesma visão do que é um relacionamento.

Beijos e abraços, Lu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s